Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 3ª semana do Advento

Evangelho (Mt 21,23-27): «Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?». Enquanto ensinava, os sumos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se dele, perguntando: «Com que autoridade fazes essas coisas? Quem te deu essa autoridade?». Jesus respondeu-lhes: «Eu também vou fazer-vos uma só pergunta. Se me responderdes, também eu vos direi com que autoridade faço isso. De onde era o batismo de João, do céu ou dos homens?». Eles ponderavam entre si:«Se respondermos: Do céu, ele nos dirá: Por que não acreditastes nele? Se respondermos: Dos homens, ficamos com medo do povo, pois todos têm João em conta de profeta». Então responderam-lhe: «Não sabemos». Ao que ele retrucou: «Pois eu também não vos digo com que autoridade faço essas coisas».

Hoje os sumos sacerdotes e os anciãos do Templo de Jerusalém se encaram com Jesus. Pouco antes, o Senhor expulsou aos vendedores, capitalistas e traficantes que tinham se instalado na entrada com a permissão dos chefes do Templo.

Jesus reagiu desta maneira tão enérgica porque o Templo é a casa de Deus; Jesus Cristo não suporta ver a Casa de seu Pai convertida em um mercado.

—A autoridade de Jesus é a autoridade de Deus. Jesus exige silêncio e respeito na Casa de seu Pai-Deus.