Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Quinta-feira da 13ª semana do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Mt 9,1-8): Entrando num barco, Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca... Naquele tempo, entrando num barco, Jesus passou para a outra margem do lago e foi para a sua cidade. Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: «Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!». Então alguns escribas pensaram: «Esse homem está blasfemando». Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: «Por que tendes esses maus pensamentos em vossos corações? Que é mais fácil, dizer?: Os teus pecados são perdoados?, ou: Levanta-te e anda? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra poder para perdoar pecados, disse então ao paralítico: 'Levanta-te, pega a tua maca e vai para casa'». O paralítico levantou-se e foi para casa. Vendo isso, a multidão ficou cheia de temor e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos seres humanos.

Ilustração: Pau Morales

Hoje, o Mestre aprecia esse gesto de solidariedade entre amigos e a confiança que põem n’Ele. Mas o Senhor surpreende-os: «Filho!, tem confiança, os teus pecados estão perdoados». E a paralisia? Aí está a questão! A primeira e pior paralisia é o pecado. Essa é uma paralisia muito perigosa: destrói-nos quase sem nos darmos conta.

- Jesus começa pelo primeiro. Mas, uma vez que Deus é Senhor do espírito e Senhor da matéria, pode dizer: «Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa».

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.