Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Quinta-feira da 14ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 10,7-15): Disse Jesus a seus discípulos: «No vosso caminho, proclamai:O Reino dos Céus está próximo». Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «No vosso caminho, proclamai:O Reino dos Céus está próximo.Curai doentes, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expulsai demônios.De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro à cintura; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, pois o trabalhador tem direito a seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado em que entrardes, procurai saber quem ali é digno e permanecei com ele até a vossa partida. Ao entrardes na casa, saudai-a: se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber, nem escutar vossas palavras, saí daquela casa ou daquela cidade e sacudi a poeira dos vossos pés. Em verdade, vos digo: no dia do juízo, a terra de Sodoma e Gomorra receberá uma sentença menos dura do que aquela cidade».

Ilustração: Sr. Josep Lluís Martínez i Picañol (Picanyol)

Hoje, aprofundamos na “missão de apóstolo”. Que há que fazer? «Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios». Isto parece difícil e, até, “fora de moda”. De modo nenhum! Jesus fala para todos e para todos os tempos.

- Vamos ler as palavras de Cristo à luz da moral. «Curai»: animemos e dialoguemos com aqueles que sofrem moralmente; «Ressuscitai»: guiemos, acompanhemos até à Graça de Deus (Sacramentos); «Sarai»: irradiemos bom ambiente, elevemos a temperatura; «Expulsai demónios»: demos exemplo e dialoguemos mostrando os caminhos da verdade e do bem, e, assim, livremo-nos de ataduras diabólicas (por vezes, “demasiadamente na moda”).