Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Segunda-feira da 17ª semana do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Mt 13,31-35): «O Reino dos Céus é como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior que as outras hortaliças e torna-se um arbusto». Naquele tempo Jesus apresentou-lhes outra parábola ainda: «O Reino dos Céus é como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu campo. Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior que as outras hortaliças e torna-se um arbusto, a tal ponto que os pássaros do céu vêm fazer ninhos em seus ramos».

E contou-lhes mais uma parábola: «O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até que tudo ficasse fermentado». Jesus falava tudo isso em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar de parábolas, para se cumprir o que foi dito pelo profeta: «Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo».

Ilustração: P. Lluís Raventós Artés

Hoje Jesus nos mostra outra característica de seu Reino: a humildade, a discrição. De fato, Deus mesmo nasceu pequeno e morreu “pequeno”. A Igreja nasceu pequena e deve permanecer humilde. O Império (Roma), seu Imperador (César Augusto), o Rei (Herodes), o Governador (Pôncio Pilatos) foi muito maior…

—Passados os séculos, se cumpriu a “Parábola do grão de mostarda”: daqueles “grandes” não fica nada; Jesus Cristo, em compensação, está vivo e vive em todas as partes.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.