Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sexta-feira da 28ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 12,1-7): Milhares de pessoas se ajuntaram (...). Jesus começou a falar «A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada (...). Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo!». Entretanto, milhares de pessoas se ajuntaram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: Cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e não há nada de escondido que não venha a ser conhecido. Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, nos quartos, será proclamado sobre os telhados. A vós, porém, meus amigos, eu digo: não tenhais medo dos que matam o corpo e depois não podem fazer mais nada. Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei Aquele que, depois de fazer morrer, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este deveis temer. Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje Jesus quer transmitir-nos paz e esperança. Ele sabe que em nossas vidas haverá dificuldades, inclusive até topar com alguns «dos que matam o corpo», ou seja, gente que pode maltratar-nos ou menosprezar-nos. Jesus nos anima: «não temas, não podem fazer mais».

—Não podem fazer mais porque o Deus Ressuscitado sempre está presente. E, porque vive ressuscitado para sempre, nem um de nós cai no esquecimento ante Ele. Você não sabe quantos cabelos tem; Jesus sim o sabe!