Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Tempo Comum, Semana XXXI (A), domingo

Baixar
Evangelho (Mt 23,1-12): «Não vos façais chamar de "Rabi", pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos. Não chameis a ninguém na terra de "Pai", pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de "Guia", pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve». Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: «Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas. Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘Rabi’».

«Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘Rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘Pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘Guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado».

Ilustração: + Sr. Josep Lluís Martínez i Picañol (Picanyol)

Hoje se faz difícil escutar a Jesus desqualificando a escrivas e fariseus: muito dizer e pouco fazer! O primeiro que deve fazer um bom mestre, um bom guia ou um bom pai, é seguir adiante com o exemplo.

—O homem contemporâneo escuta mais cômodos aos que dão depoimento que aos que ensinam. Sejamos humildes servidores!

Hoje em dia, Jesus tem uma conversa religiosa de “alta voltagem” com Nicodemos. Não perca o rosto da criança que os escuta e que ... aos poucos adormece ... O "Evangelho para a Família" explica-o com simplicidade!


Terça-feira da 2ª semana da Páscoa

Quarta-feira da 2ª semana da Páscoa

Quinta-feira da 2ª semana da Páscoa