Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sábado V do Tempo Comum

Evangelho (Mc 8,1-10): Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, deu graças, partiu-os e deu aos discípulos para que os distribuíssem. E distribuíram à multidão (...). Comeram e ficaram saciados. Naqueles dias, novamente se juntou uma grande multidão e não tinham o que comer. Jesus, então, chamou os discípulos e disse: «Sinto compaixão desta multidão! Já faz três dias que estão comigo e não têm o que comer. Se eu os mandar embora sem comer, vão desfalecer pelo caminho; e alguns vieram de longe». Os discípulos responderam: «De onde conseguir, aqui em lugar deserto, pão para saciar tanta gente?». Ele perguntou-lhes: «Quantos pães tendes?»Eles responderam:«Sete».

Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, deu graças, partiu-os e deu aos discípulos para que os distribuíssem. E distribuíram à multidão. Tinham também alguns peixinhos. Jesus os abençoou e mandou distribuí-los. Comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. Eram umas quatro mil. Então ele os despediu. Logo em seguida, Jesus entrou no barco com seus discípulos e foi para a região de Dalmanuta.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, Jesus abre o seu coração: «Sinto compaixão desta gente, porque já há três días que estão comigo…». Três dias com o Mestre! Primeiro deu-lhes o “alimento” da alma: ensinamentos religiosos. Depois, Jesus, correspondendo à fidelidade dos seus seguidores, não permite que se vão embora com fome: houve alimento para todos (mais de 20.000 pessoas).

- Alguns, talvez já se tivessem ido embora. Há sempre almas com pressa! Imaginas o que perderam?