Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 26 de Junho: São Josemaria, presbítero

Evangelho (Lc 5,1-11): Quando Jesús acabou de falar, disse a Simão: «Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar». Estando Jesus um dia à margem do lago de Genesaré, o povo se comprimia em redor dele para ouvir a palavra de Deus. Vendo duas barcas estacionadas à beira do lago, - pois os pescadores haviam descido delas para consertar as redes -, subiu a uma das barcas que era de Simão e pediu-lhe que a afastasse um pouco da terra; e sentado, ensinava da barca o povo. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para pescar». Simão respondeu-lhe: «Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas por causa de tua palavra, lançarei a rede». Feito isto, apanharam peixes em tanta quantidade, que a rede se lhes rompia. Acenaram aos companheiros, que estavam na outra barca, para que viessem ajudar. Eles vieram e encheram ambas as barcas, de modo que quase iam ao fundo.

Vendo isso, Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou: «Retira-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador». É que tanto ele como seus companheiros estavam assombrados por causa da pesca que haviam feito. O mesmo acontecera a Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram seus companheiros. Então Jesus disse a Simão: «Não temas; doravante serás pescador de homens». E atracando as barcas à terra, deixaram tudo e o seguiram.

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos o "santo do ordinário", São Josemaría Escrivá de Balaguer. Ele nasceu em Barbastro (Espanha). Sendo muito pequeno, ele ficou muito doente e prestes a morrer. Ele foi curado de repente e, portanto, sua mãe ofereceu-o à Virgem de Torreciudad. Mais tarde ele sofreu pela morte de três pequenas irmãs e pela ruína econômica de seu pai. Sendo um padre muito jovem, ele recebeu a luz de Deus que o fez entender que todos os homens e mulheres, de qualquer categoria e profissão, são chamados por Deus à santidade no meio do mundo. Para difundir este ideal, ele fundou o Opus Dei (a Obra de Deus).

- «A ”grande" santidade é o cumprimento dos "pequenos deveres" de cada momento» (S. Josemaria).