Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

20 de Agosto: San Bernardo, abade e doutor da Igreja

Baixar
Evangelho (Jo 17,20-26): Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: «Manifestei-lhes o teu nome (...) para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles». Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: «Pai Santo, não rogo somente por eles, mas também por aqueles que por sua palavra hão-de crer em mim. Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste. Dei-lhes a glória que me deste, para que sejam um, como nós somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.

»Pai, quero que, onde eu estou, estejam comigo aqueles que me deste, para que vejam a minha glória que me concedeste, porque me amaste antes da criação do mundo. Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes sabem que tu me enviaste. Manifestei-lhes o teu nome, e ainda hei de lho manifestar, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu neles».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje é a festa de são Bernardo. Aos 25 anos (com apenas 3 de monge) foi enviado a fundar um novo convento, Claraval. Depois, durante sua vida fundou mais de 300 conventos (tinha um dom incrível para atrair a outros à vida monástica). Recorreu toda Europa e se correspondeu por carta com muitíssima gente, pondo paz e combatendo firmemente as heresias. Chegou a ser o homem mais famoso de Europa. De sus escritos se destacam aqueles sobre a Santíssima Virgem Maria a quem lhe professava grande devoção e amor.

- Para São Bernardo só há um nome que conta, o de Jesus Nazareno: "Quando discutes ou falas, para mim nada tem sabor, se eu não ouvir ressoar nisso o nome de Jesus".

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.