terça-feira, 23 de abril de 2024

Defensores audaciosos do cristianismo durante perseguição. Contribuíram para a doutrina e unidade cristãs

Defensores audaciosos do cristianismo durante perseguição. Contribuíram para a doutrina e unidade cristãs
16 de setembro: Santos Cornélio, papa, e Cipriano, bispo, mártires
Evangelho
Jo 17,11b-19
Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: «Pai santo, guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer».
Comentário sobre o Evangelho
Hoje, celebramos a memória conjunta de dois santos da Igreja primitiva (séc. III). S. Cornélio foi um dos primeiros papas. O seu nome significa “forte como um corno”. E assim foi ele: um papa forte para defender os ensinamentos de Jesus, sobretudo no que se refere ao perdão dos pecados. Um sector da Igreja, encabeçado por Novaciano, pretendia não readmitir nem perdoar aos que tinham fraquejado na fé durante as perseguições (recordemos que Cristo não veio curar os sãos, mas os enfermos). Pelo seu lado, na África, foi o bispo S. Cipriano que teve de pacificar estas discussões. Cipriano foi severo mas não inflexível com os que tinham “caído” (deixando a fé). - Precisamos da Igreja! Dizia S. Cipriano: «Não pode ter Deus como pai quem não tem a Igreja como mãe».

Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Eu aceito