Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 22 de Novembro: Santa Cecilia, virgem e mártir

Evangelho (Mt 25,1-13): Jesus disse a seus discípulos esta parábola: «O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, com sua lâmpada na mão, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram teimosas, e cinco prudentes. As teimosas, de fato, ao ter suas lâmpadas, não puseram óleo; as prudentes, em compensação, junto com suas lâmpadas pegaram o óleo nas alcuzas…». Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos esta parábola: «O Reino dos Céus será semelhante a dez virgens, que, com sua lâmpada na mão, saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram teimosas, e cinco prudentes. As teimosas, de fato, ao ter suas lâmpadas, não puseram óleo; as prudentes, em compensação, junto com suas lâmpadas pegaram o óleo nas alcuzas. Como o noivo estava demorando, se adormeceram todas e se dormiram. Mas à meia noite se ouviu um grito: ‘Já está aqui o noivo! Vão ao seu encontro!’. Então todas aquelas virgens se levantaram e arrumaram suas lâmpadas.

»E as teimosas disseram _às prudentes: ‘Dai-nos do vosso óleo, que nossas lâmpadas se apagam’. Mas as prudentes responderam: ‘Não, não, porque pode ser que não alcance para nós e para vocês; é melhor que vão até os vendedores e comprem’. Enquanto iam comprar, chegou o noivo, e as que estavam preparadas entraram com ele ao banquete de boda, e a porta se fechou. Mais tarde Chegaram as outras virgens dizendo: ‘Senhor, senhor, abra a porta!’. Mas ele respondeu: ‘Na verdade os digo que não os conheço’. Observe, pois, porque não sabes nem o dia nem a hora».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos santa Cecilia, mártir. Cecilia foi uma nobre romana convertida ao cristianismo e martirizada por sua fé (entre os anos 180 e 230). Ela é patrona da música.

—Santa Cecilia é uma jovem mártir. Quando («meia noite») chegou o Esposo, no momento de seu martírio, o Senhor a encontrou prudentemente provida do óleo da fé com a lâmpada acesa. Sua fé, alimentada pelo Espírito, não se apagou diante da prova. Acompanhou ao Esposo com a lâmpada acesa da fé.