Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

  evangeli.net  

Prezado/a amigo/a:

 

“Temas evangeli.net” tem tratado alguns aspectos da vida de Jesus Cristo nos dois primeiros Mistérios da Luz:

. “O baptismo do Senhor no rio Jordão” (para ver, clique aqui).

. “A auto revelação de Cristo nas bodas de Canãa” (para consultar, clique aqui).

 

***

 

O é “El anúncio do Reino convidando à conversão”. é o Mistério que cobre um maior período de tempo da vida do Senhor: uns três anos! (expomos em 2 partes) (Ampliação: clique aquí). Esta é uma etapa da História da Salvação muito rica em conteúdo, e crucial pelo que se refere à Revelação. O foco de atenção incide diretamente em Cristo; a presença da Virgem Maria é mais bem “latente” (voltará a aparecer explicitamente no Calvário).

 

1º) "Em diferentes momentos e de muitas maneiras Deus falou no passado para nossos pais (...). Nestes últimos dias ele falou conosco através do seu Filho" (Hb 1,1-2). A Revelação atinge a sua intensidade "máxima": "Quando a plenitude do tempo chegou, Deus enviou seu Filho, nascido de uma mulher..." (Gl 4: 4). É uma "plenitude" que supera todas as expectativas humanas! Com razão, na Transfiguração, depois de credenciar o seu Filho ("Este é o meu Filho, o Amado"), o Pai nos ordenou: "Ouvi-lo" (Mt 17, 5). Que nossa oração seja uma verdadeira "escuta"! (Importância de meditar no Evangelho: clique aqui).

 

2º) "Jesus começou a fazer e ensinar" (Atos 1,1). O ensino de Jesus logo despertou admiração entre pessoas simples; as pessoas notaram nele algo especial: "Eles ficaram espantados com o seu ensino; porque ele os ensinou como alguém que tem autoridade, e não como os escribas" (Mc 1,22) (Ampliação: clique aqui). De fato, na ocasião, Jesus Cristo não teve escolha senão rejeitar os escribas "porque eles dizem e não o fazem" (Mt 23,3). Um dia (era sábado!), Jesus curou uma mulher curvada e, para espanto dos presentes, o líder da sinagoga não pensou em outra coisa senão brigar com os pobres: "Há seis dias para trabalhar; Vem, pois, neles ser curado, e não sábado” (Lc 13,14). Em suma, sem obras de amor, qualquer pregação é inútil (Ampliação: clique aqui).

 

3º) "Um profeta poderoso em obras e palavras" (Lc 24,19): foi assim que Cleofas o lembrou enquanto caminhava nostalgicamente a caminho de Emaús, na manhã da ressurreição. Poucas semanas depois, Simão Pedro apresentou-o ao povo de Jerusalém: "Homem creditado por Deus (...) com milagres, maravilhas e sinais" (Atos 2,22). Em seu "fazer", Cristo mostrou um domínio sobre a matéria, o tempo e os espíritos que só Deus possui. Há muitos exemplos: da conversão de água em vinho, a multiplicação de pães e peixes, até a sua caminhada sobre as águas; curas remotas; ele expulsou espíritos malignos e devolveu os mortos à vida (mesmo quando ele estava se decompondo, como foi o caso de Lázaro); não apenas leiam os pensamentos dos outros, mas conheciam suas vidas (Natanael, a mulher samaritana) ... Somente Jesus pode nos dizer: "Eu estou contigo todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20). Esta é nossa esperança e nosso consolo! O Reino de Deus já está entre nós ... (Ampliação: clique aqui) (Alegria pela presença de Deus entre nós: clique aqui).

 

P. Antoni Carol i Hostench

(Coordenador Geral de evangeli.net)

evangeli.net
"Meditando o Evangelho de hoje" (Evangelho + meditação)
"Master·evangeli.net" (Evangelho + teologia)
"O Evangelho de hoje para a família" (Evangelho + desenho + catequese)
Se você deseja REGISTRAR UM AMIGO, é muito fácil! clique aqui e siga as instruções
pixel tracking