Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Sábado da 2ª semana do Tempo Comum
Baixar
Evangelho (Mc 3,20-21): Jesus voltou para casa, e outra vez se ajuntou tanta gente que eles nem mesmo podiam se alimentar. Quando seus familiares souberam disso, vieram para detê-lo, pois diziam: «Está ficando louco».

O “Reino” proclamado por Cristo é Ele mesmo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje surge a surpresa inclusive entre os parentes de Cristo. eu ministério causa assombro: ela sua novidade, pela sua autoridade e… porque exige a adesão a Ele. Efetivamente, a nova proximidade do “Reino” da qual fala Jesus, e cuja proclamação é o distintivo de sua mensagem, essa proximidade totalmente nova reside Nele mesmo.

Através de sua presença e sua atividade, Deus entra na história aqui e agora de uma maneira completamente nova, como Aquele que obra. Por isso agora “tem se cumprido o tempo”; por isso agora é, de maneira singular, o tempo da conversão e do arrependimento, mas também o tempo de júbilo, pois, em Jesus, Deus vem a nosso encontro. Nele agora é Deus que age e reina; reina à maneira divina, quer dizer, sem poder terrenal, através do amor que chega "até o extremo", até a cruz.

—Jesus, aceito teu convite a te seguir, deixando-o tudo. Porque Tu és o “tesouro”, e a comunhão contigo és a “pérola preciosa”.