Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

Segunda-feira da 6ª semana da Páscoa
Baixar
Evangelho (Jo 15,26—16,4): «(…) Eu vos disse estas coisas para que vossa fé não fique abalada. Sereis expulsos das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos matar, julgará estar prestando culto a Deus. Agirão assim por não terem conhecido nem ao Pai, nem a mim (...)».

A luta do cristão

Rev. D. Jordi POU i Sabater (Sant Jordi Desvalls, Girona, Espanha)

Hoje, o Evangelho é quase tão atual como nos anos do evangelista São João. Ser cristão naquele tempo não estava de moda, como tampouco está agora: é viver a contracorrente. Tem sido sempre! (inclusive em épocas em que “todo o mundo” era cristão).

O cristão é, se vive segundo Jesus Cristo, um testemunho do que Deus tem previsto para todos os homens. Isto não agradará a muitos, como Jesus mesmo não agradou a alguns e foi levado à morte. Os motivos da rejeição serão variados, mas devemos ter presente que em ocasiões nosso testemunho será tomado como una acusação. São João não esconde a realidade das coisas nem a substância da vida cristã: a luta. Uma luta que é para todos.

—Deus-Espírito Santo, Tu "lutas" conosco. Tu és quem nos dás as forças. Tu és o Protetor, quem nos livra dos perigos. Contigo ao lado nada devemos temer!