Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 3ª semana da Quaresma

Evangelho (Lc 4,24-30): E acrescentou: «Em verdade, vos digo que nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra (…)».

Jesus de Nazaré, chave para ler de um novo modo a Lei e os Profetas

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje vemos o cepticismo dos conterrâneos de Jesus quando este lhes disse que se cumpria sobre Ele a Escritura: “O Espírito do Senhor está sobre mim...” (Is 61,1). Efetivamente a Lei e os Profetas falam do futuro Messias.

Relacionados com o mistério pascal, destacam Zacarias mencionando um reino de “mar a mar” (presságio da universalidade da salvação); um rei de paz (que rompe os arcos guerreiros e chega montado num burrico); o pastor ferido que com a sua morte, traz a salvação; o trespassado... Em Isaías encontramos a visão do servo de Deus que sofre e que servindo oferece a vida pela multidão trazendo assim a salvação... O que neles é ainda uma visão misteriosa, cuja configuração concreta não se pode perceber, desvenda-se pouco a pouco no obrar de Jesus Cristo, até adquirir a sua plena forma depois da ressurreição.

—O próprio Jesus transforma-se mais tarde, depois da Páscoa, na chave para ler de uma forma nova a Lei e os Profetas.