Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Domingo XVI (C) do Tempo Comum

Evangelho (Lc 10,38-42): Jesus entrou num povoado, e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. Ela tinha uma irmã, Maria, a qual se sentou aos pés do Senhor e escutava a sua palavra (...).

A fé como escuta e visão

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos do Papa Francisco)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje o conhecimento da fé é apresentado como escuta, aparece associado com o ouvido. O conhecimento associado à palavra é sempre conhecimento pessoal, que reconhece a voz, se lhe abre livremente e a segue obedientemente. A fé é conhecimento ligado ao transcorrer do tempo que a palavra necessita para ser explicitada: é conhecimento que só se aprende num percurso de seguimento.

A escuta da Palavra de Deus com o desejo de ver o seu rosto. O ouvido atesta não só a chamada pessoal e a obediência, mas também que a verdade se revela no tempo; a vista, por sua vez, oferece a visão plena de todo o percurso, permitindo situar-nos no grande projecto de Deus.

—Acreditar é simultaneamente ouvir e ver. Juntamente com o escutar e o ver, é um tocar. Por meio da sua encarnação, Jesus tocou-nos e, através dos sacramentos, ainda hoje nos toca. Pela fé, podemos tocá-Lo e receber a força da sua graça.