Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sábado XVI do Tempo Comum

Evangelho (Mt 13,24-30): Jesus apresentou-lhes outra parábola: «O Reino dos Céus é como alguém que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo (…)»

A paciência de Deus

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje Jesus mostra-nos com realismo a luta que entranha o Reino por causa da presença e a ação do “inimigo” que semeia “discórdia” no meio do trigo. Os servos do dono do campo quereriam arrancá-la, mas aquele não o permite.

Esta parábola, explica a coexistência do bem e do mal no mundo, em nossa vida e na mesma história da Igreja. Jesus Cristo ensina-nos a ver as coisas com realismo cristão e afrontar cada problema com claridade de princípios, mas também com prudência e paciência. Isto supõe uma visão “transcendente” (sobrenatural) da história, na qual se sabe que tudo pertence a Deus e que todo resultado final é uma obra da sua Providência.

—Deus, Pai e Senhor de misericórdia, faz que a lembrança do destino final das boas pessoas (a colhida da semente no celeiro) e os maus (a queima da discórdia) impeça que abusemos da tua paciência.