Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sábado XX do Tempo Comum

Evangelho (Mt 23,1-12): Naquele tempo, Jesus falou às multidões e aos discípulos:«Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam (…)».

A fé cristã é “per-formativa”

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, Cristo denuncia uma grave deformação da religião autêntica: “Falam e não praticam”. É a “evaporação da fé”: teoria sem obras. A mensagem cristã não deve ser apenas “informativa”, também deve ser “Per-formativa”. O Evangelho não é apenas uma comunicação de coisas que podem saber-se, mas é uma comunicação que implica fatos e muda a nossa vida. A imagem de Deus deve se formar em nós; dia a dia deve acontecer a nossa transformação em Jesus.

A fé, antes que se “demonstrar”, deve se “monstrar”: é uma mudança em nosso ser. A fé que chega-nos como palavra deve chegar de novo em nós como palavra, na qual agora se expressa nossa vida. A fé vai em primeiro lugar da palavra até a idéia, mas sempre tem que voltar da idéia à palavra e à ação.

—Senhor, faz que a fé me transforme até que digam de mim que voltei a “nascer”.