Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Domingo IV (C) do Advento

Evangelho (Lc 1,39-45): Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo (...)».

A Visitação: João, antes de nascer, começa sua missão como precursor de Jesus

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, o anuncio do nascimento de Jesus aparece diante de tudo o relacionado cronologicamente com a história de João o Batista, mediante a indicação do tempo transcorrido depois da mensagem do Arcângelo Gabriel a Zacarias. Mas ambos acontecimentos ficam também enlaçados nesta passagem pela informação que Maria e Isabel são parentes, e por tanto sues filhos também são

La visita de Maria a Isabel leva —mesmo antes de seus nascimentos— a um encontro entre Jesus e João no Espírito Santo, e aí fica claro ao mesmo tempo a correlação de suas missões: Jesus é o mais jovem, aquele que vem despois. Mas é sua proximidade o que faz João pular no seio materno e Isabel fica repleta do Espírito Santo.

—Na narração de Lucas aparece já de modo objetivo o que o Batista dirá no Evangelho de João: "Este é aquele de que eu falei: Depois de mim vem um homem que está antes de mim, porque existia antes que eu".