Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Féria privilegiada do Advento: 24 de Dezembro

Evangelho (Lc 1,67-79): Naquele tempo, Zacarias, seu pai, cheio do Espírito Santo, profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e libertou o seu povo. Ele fez surgir para nós um poderoso salvador na casa de Davi, seu servo, assim como tinha prometido desde os tempos antigos (…).

»E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à frente do Senhor, preparando os seus caminhos, dando a conhecer a seu povo a salvação, com o perdão dos pecados, graças ao coração misericordioso de nosso Deus, que envia o sol nascente do alto para nos visitar, para iluminar os que estão nas trevas, na sombra da morte, e dirigir nossos passos no caminho da paz».

O "Benedictus" de Zacarias

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, a Zacarias —que tinha ficado mudo por não ter acreditado no Arcanjo Gabriel—, Deus ao perdoa-o lhe concede o dom de profetizar no canto do “Benedictus”. Louva a Deus porque nos visitou. Antigamente, “adventus” era um termo técnico que indicava a chegada de um funcionário, em particular a visita de reis ou imperadores às províncias. Mas também podia se utilizar para a aparição de uma divindade, que saia de sua moradia oculta manifestando assim, seu poder divino.

Jesus é o Rei que, ao entrar nesta pobre província chamada terra, nos fez o dom de sua visita. Com ela nos ilumina: nas trevas de uma história ainda não redimida, as luzes da esperança só se acendiam lentamente, até que ao fim veio Cristo, Luz do mundo. Jesus Cristo é o “mistério de salvação”.

—O Salvador esperado pelas pessoas é cumprimentado como “Astro nascente”, a estrela que me guia —já sem temores— para a salvação prometida por Deus e realizada em Jesus Cristo.