Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

6 de fevereiro: São Paulo Miki e Companheiros, mártires
Baixar
Evangelho (Mt 28,16-20): Jesus, aproximando-se, lhes disse: «Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (…)».

São Paulo Miki e Companheiros, mártires (séc. XVI)

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de São João Paulo II) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje, celebramos S. Paulo Miki e Companheiros, os primeiros mártires do Japão. Triunfaram sobre a morte numa atitude insuperável de louvor ao Senhor. Como Cristo, foram levados para um lugar onde executavam os criminosos comuns. Como Cristo, deram as suas vidas de um modo que nos convidam a todos a acreditar no amor do Pai, na missão salvífica do Filho, na Graça do Espírito. Em Nishizaka, a 5 de Fevereiro de 1597, vinte e seis Mártires deram testemunho do poder da Cruz; eram os primeiros de uma rica colheita de Mártires, porque muitos mais santificariam posteriormente esta terra com o seu sofrimento e morte.

Muitos cristãos morreram em Nagasaki, mas a Igreja de Nagasaki não morreu. Teve que viver subterraneamente, e a mensagem cristão foi passada de pais a filhos até que a Igreja voltou à vida pública. Enraizada na colina destes Mártires, a Igreja em Nagasaki iria crescer e florescer, convertendo-se num exemplo de fé e fidelidade para os cristãos de todas as partes, uma expressão da esperança fundada em Cristo Ressuscitado.

- Cada idade – o passado, o presente e o futuro - produz, para edificação de todos, exemplos resplandecentes do poder de Jesus Cristo. A colina dos Mártires dá testemunho do primado do Amor no mundo.