Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 7 de Dezembro: Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Jo 10,11-16): Naquele tempo, Jesus falou assim: «Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas (…)».

Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje admiramos a figura de santo Ambrósio (c. 340-397) cuja escolha como bispo de Milão foi muito peculiar. Com a morte do bispo arriano Auxencio, a escolha do novo bispo de Milão se apresentava muito complicada, pois os favoritismos e uma forte divisão faziam temer o pior; por este motivo chamaram à polícia da cidade, com Ambrósio liderando. Para garantir a ordem. Ambrósio estava se preparando para receber o batismo...

Em um momento de debate e polêmica se ouviu uma voz «Ambrósio, bispo! ». Os aplausos foram unânimes e, diante da multidão que o aclamava, não teve mais remédio que aceitar a escolha. Em poucos dias recebeu o batismo e as ordens sagradas, e assim chegou a ser o mais insigne bispo de Milão.

—Santo Ambrósio cultivou o estudo da teologia, expôs a doutrina cristã em sermões magistrais e fomentou a liturgia, por tudo isso foi merecedor do título de Doutor da Igreja. Foi um excelente pastor à imagen do “Bom Pastor”!