Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Master·evangeli.net

Evangelho de hoje + explicação teológica breve

25 de julho: São Tiago, Apóstolo
Baixar
Evangelho (Mt 20,20-28): Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, aproximou-se de Jesus e prostrou-se para lhe fazer um pedido. Ele perguntou: «Que queres?». Ela respondeu: «Manda que estes meus dois filhos se sentem, no teu Reino, um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus disse: «Não sabeis o que estais pedindo. Podeis beber o cálice que eu vou beber?».Eles responderam: «Podemos». «Sim”, declarou Jesus, «do meu cálice bebereis, mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda não depende de mim. É para aqueles a quem meu Pai o preparou» (…).

Tiago o Maior, apóstolo

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI) (Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje lembramos a Tiago o Maior, filho de Zebedeu e irmão de São João. Tiago pôde participar, juntamente com Pedro e João, na agonia de Jesus no horto de Getsemani e, alguns dias antes, na Transfiguração do Senhor. Ao início dos anos 40 do século I foi martirizado pelo rei Herodes Agripa, neto de Herodes o Grande.

De Tiago podemos aprender a prontidão para acolher a chamada de Jesus Cristo, deixando a “barca” de nossas seguranças humanas; o entusiasmo ao segui-lo pelos caminhos que Ele nos indica além de nossa presunção ilusória; a disponibilidade para dar testemunho Dele com valentia, até dar a vida. O caminho desde o monte da Transfiguração até o monte da agonia simboliza toda a peregrinação da vida cristã, entre as persecuções do mundo e as consolações de Deus.

—Jesus, graças ao exemplo de Tiago, nós sabemos que se te seguimos, incluso no meio das dificuldades, vamos pelo bom caminho.