Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 9 de Novembro: Dedicação à Basílica do Laterano em Roma

Evangelho (Jo 2,13-22): Estava próxima a Páscoa dos judeus; Jesus, então, subiu a Jerusalém. No templo, encontrou os que vendiam bois, ovelhas e pombas, e os cambistas nas suas bancas. Então fez um chicote com cordas e a todos expulsou do templo, juntamente com os bois e as ovelhas; jogou no chão o dinheiro dos cambistas e derrubou suas bancas, e aos vendedores de pombas disse: «Tirai daqui essas coisas. Não façais da casa de meu Pai um mercado!» Os discípulos se recordaram do que está na Escritura: «O zelo por tua casa me há de devorar» (…).

Dedicação da Basílica do Laterano em Roma

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos a Dedicação da basílica de São João de Latrão, chamada “mãe e cabeça de todas as Igrejas da Urbe e o Orbe”. Esta basílica foi a primeira em ser construída depois do edito do imperador Constantino (ano 313 dC), concedendo ao cristianismo a liberdade de religião. Constantino também doou ao Papa Melquíades a antiga propriedade da família dos Laterani e, ai fez construir a basílica, o batistério e a residência do Bispo de Roma, onde moraram os Papas até o período avinhonés.

O Papa Silvestre celebrou a dedicação da basílica no ano 324 e, o templo foi consagrado ao Santíssimo Salvador. Mais tarde foram acrescentados os nomes de São João Batista e São João Evangelista, de onde deriva sua denominação mais conhecida. Esta festa, a partir de 1565, estendeu-se a todas as Igrejas do rito romano.

—Honrando o edifício sagrado queremos expressar amor e veneração à Igreja romana que preside na caridade a toda a comunhão católica.