Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 27 de Dezembro: São João, apóstolo e evangelista

Evangelho (Jo 20,2-8): Maria Madalena saiu correndo e foi se encontrar com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus mais amava. Disse-lhes: «Tiraram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o colocaram». Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo (…). Simão Pedro (…) chegou também e entrou no túmulo. Ele observou as faixas de linho no chão, e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus: este pano não estava com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. O outro discípulo (…) entrou também, viu e creu.

São João, apóstolo e evangelista

REDAÇÃO evangeli.net (elaborado com base nos textos de Bento XVI)
(Città del Vaticano, Vaticano)

Hoje celebramos a outro membro do Colégio Apostólico: João, filho de Zebedeu, e irmão de Tiago. Seu nome, tipicamente hebreu, significa “O Senhor deu sua graça”. Estava arrumando suas rédeas na beira do lago Tiberíades, quando Jesus o chamou. João forma sempre parte do grupo restringido que Jesus Cristo leva consigo em determinadas ocasiões. Autor do quarto Evangelho, de três Cartas e do Apocalipse.

Na Igreja de Jerusalém foi uma das “colunas”. Segundo a tradição, João é "o discípulo predileto" que coloca a cabeça sobre o peito do Mestre durante a Última Ceia, está aos pés da Cruz junto à Mãe de Jesus e é testemunha tanto do sepulcro vazio quanto da presença do Ressuscitado. A Igreja Oriental o chama simplesmente “o Teólogo” (o que fala do divino em termos acessíveis).

—Um tema característico de João é o amor. Ele não faz um tratado abstrato porque o verdadeiro amor, pela sua natureza, sempre faz referência direta a pessoas reais.