Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Temas evangeli.net

Jesus nos Mistérios do Rosário

  1. Mistérios de Glória
    1. A Ressurreição do Senhor

Os Mistérios Gloriosos são a “necessária nota final” da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por quê? A resposta é-nos dada por S. Paulo: «Mas se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé» (1Cor 15,14). Mais ainda: seríamos «os mais miseráveis de todos os homens» (1Cor 15,19), pois – se pregássemos algo que não tinha acontecido - seriamos «falsas testemunhas de Deus» (1Cor 15,15). 

Porém, na realidade, história e informam-nos sobre Cristo-Ressuscitado. Há aqueles que “o vêem”; há os que “não o vêem”. Que acontece? Em qualquer caso, está “testemunhado”. 

O mistério da Redenção “brota” da Ressurreição do Senhor: sem Ressurreição não há Redenção. Pois, que força teria – para além da morte - a entrega de Jesus por nós até à morte, se, depois de tudo, permanecesse morto? A sua paixão teria ficado num simples gesto de solidariedade por nós - os mortais -, mas não daria resposta ao verdadeiro enigma: que há quanto à minha ressurreição, quanto à minha vida eterna? (se a minha felicidade não tem projecção eterna, então essa felicidade é muito reduzida: na realidade não é uma autêntica felicidade, mas um “passa-tempo”) (para ampliar: «Jesus de Nazaré, o Crucificado. Ressuscitou»).

Podemos distinguir 4 grupos de pessoas conforme a sua reacção perante a Ressurreição do Senhor: 1. Mentirosos; 2. “Apóstolos de apóstolos”; 3. “Científicos”; 4. Sem esperança. Vejamos como estes grupos responderam às seguintes perguntas: Como posso encontrar o Ressuscitado? Onde posso encontrar o Ressuscitado? ...