Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Domingo V (B) de Quaresma

Evangelho (Jo 12,20-33): «Senhor, queremos ver Jesus». Havia alguns gregos entre os que tinham subida a Jerusalém para adorar durante a festa. Eles se aproximaram de Filipe, que era de Betsaida da Galileia, e disseram: «Senhor, queremos ver Jesus». Filipe conversou com André, e os dois foram falar com Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.

»Sinto agora grande angústia. E que direi? ‘Pai, livra-me desta hora’? Mas foi precisamente para esta hora que eu vim. Pai glorifica o teu nome!» Veio, então, uma voz do céu: «Eu já o glorifiquei, e o glorificarei de novo». A multidão que ali estava e ouviu, dizia que tinha sido um trovão. Outros afirmavam: «Foi um anjo que falou com ele». Jesus respondeu: «Esta voz que ouvistes não foi por causa de mim, mas por vossa causa. É agora o julgamento deste mundo. Agora o chefe deste mundo vai ser expulso, e quando eu for elevado da terra, atrairei todos a mim». Ele falava assim para indicar de que morte iria morrer.

Ilustração: Pili Piñero

Hojo, alguns gregos que tinham subido a Jerusalém pedem para ver Jesus. Dizem ao Senhor e Ele responde: «Chegou a hora de que seja glorificado o Filho do homem. Na verdade, em verdade os digo: se o grão de trigo cai sobre a terra e morre, dá muito fruto». Não esperavam essa reação! Poderão ver Jesus, mas o virão na Cruz, elevado em cima da terra, dando a vida pelo mundo.

—«Veio então uma voz do céu: ‘Glorifiquei-o novamente e o glorificarei». O Pai manterá seu filho para que ele suba e peseverere por Amor a uma Cruz. Esta é sua hora!