Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Terça-feira da 5ª semana da Quaresma

Evangelho (Jo 8,21-30): Jesus continuou: «Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’». De novo, Jesus lhes disse: «Eu me vou, e vós me procurareis; mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir». Os judeus, então, comentavam: «Acaso ele irá se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’». Ele continuou a falar: «Vós sois daqui de baixo; eu sou do alto. Vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo. Eu vos disse que morrereis nos vossos pecados. De fato, se não acreditais que ‘eu sou’, morrereis nos vossos pecados».

Eles lhe perguntaram: «Quem és tu, então? Jesus respondeu: «De início, isto mesmo que vos estou falando». Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas, aquele que me enviou é verdadeiro, e o que ouvi dele é o que eu falo ao mundo”. Eles, porém, não compreenderam que estava lhes falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: «Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que ‘eu sou’, e que nada faço por mim mesmo, mas falo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque eu sempre faço o que é do seu agrado». Como falasse estas coisas, muitos passaram a crer nele.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje Jesus volta para anunciar a sua morte na cruz. Ele faz isso de uma maneira profunda: será lá, "elevado" na Cruz, onde sabemos que "Jesus É" (Deus). O que significa "Eu Sou"? É um nome peculiar! É o nome próprio de Deus. Quando Moisés perguntou a Deus qual era seu nome, a resposta foi: "Eu sou". Agora Cristo, desde a Cruz, se aplica a Si mesmo o nome próprio de Deus.

- "Se não acreditais que ‘Eu Sou’, morrereis nos vossos pecados". Jesus não condenar ninguém, mas que não ouve nem aceita permanece como perdido no escuro.