Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Segunda-feira da 12ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Mt 7,1-5): «Não julgueis, e não sereis julgados». «Não julgueis, e não sereis julgados. Pois com o mesmo julgamento com que julgardes os outros sereis julgados; e a mesma medida que usardes para os outros servirá para vós. Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não reparas na trave que está no teu próprio olho? Ou, como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu próprio olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão».

Ilustração: Sr. Josep Lluís Martínez i Picañol (Picanyol)

Hoje, continuamos a escutar o Sermão de Jesus. Agora recomenda-nos que não nos precipitemos ao falar dos outros. Facilmente os magoamos “ditando leis”! É lamentável, sobretudo se considerarmos que o nosso conhecimento das pessoas é muito limitado. Não é assim o olhar de Deus, que conhece tudo de todas as almas e elogia o que nelas há de mais positivo.

- Outra maneira fácil de “esconder” os meus defeitos é falar (inclusivamente exagerar) os defeitos dos outros. «Hipócrita, tira primeiro a trave da tua vista, e então verás bem para tirar o argueiro da vista do teu irmão». - Jesus, quero ver com os teus olhos misericordiosos!