Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Domingo XXVII (C) do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Lc 17,5-10): «Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’». Os apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé!». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria.

»Se alguém de vós tem um servo que trabalha a terra ou cuida dos animais, quando ele volta da roça, lhe dirá: ‘Vem depressa para a mesa?’ Não dirá antes: ‘Prepara-me o jantar, arruma-te e serve-me, enquanto eu como e bebo. Depois disso, tu poderás comer e beber?’ Será que o senhor vai agradecer o servo porque fez o que lhe havia mandado? Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos simples servos; fizemos o que devíamos fazer’».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje recebemos uma recomendação de Jesus que não é "politicamente correta". Porque o "homem moderno", muitas vezes, o que ele tem do "moderno" é sua arrogância. Com demasiada frequência, substituímos Deus colocando-nos no lugar dele. Nunca somos tão inúteis como quando usurpamos irreverentemente a face de Deus!

- É muito bom repetirmos "somos servos inúteis". E então, a partir do reconhecimento de nossa inutilidade, entenderemos a necessidade de pedir ao Senhor: "Aumenta a nossa fé".