Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: Sexta-feira da 32ª semana do Tempo Comum

Evangelho (Lc 17,26-37): «Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem». «Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. Comiam, bebiam, homens e mulheres casavam-se, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos. Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. O mesmo acontecerá no dia em que se manifestar o Filho do Homem.

»Naquele dia, quem estiver no terraço não entre para apanhar objeto algum em sua casa. E quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Ló! Quem procurar salvar a vida, vai perdê-la; e quem a perder, vai salvá-la. Eu vos digo: naquela noite, dois estarão na mesma cama; um será tomado e o outro será deixado. Duas mulheres estarão juntas; uma será tomada e a outra será deixada». Os discípulos perguntaram: «Senhor, onde acontecerá isto?». Ele respondeu: «Onde estiver o cadáver, aí se ajuntarão os abutres».

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, Jesus continua a chamar-nos à fidelidade, sem adormecermos. Que aconteceu nos dias de Noé? «Comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento [distraíam-se], até ao dia em que Noé entrou na arca; veio o dilúvio e matou-os todos». Exagerado? Não! Também para ti chegará o dia do Filho do Homem. Ou será que vais viver eternamente neste mundo? Serias o primeiro caso! E para não perecer eternamente o melhor é merecer permanentemente. Rezar, trabalhar, amar, ajudar…

- «E perguntaram-Lhe: ‘Onde será isto, Senhor?’. E Ele respondeu: ‘Onde estiver o cadáver, ali se reunirão também os abutres’». Perguntar menos e trabalhar mais!