Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Sexta-feira da 9ª semana do Tempo Comum

Baixar
Evangelho (Mc 12,35-37): «O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?». Então Jesus tomou a palavra e ensinava, no templo: «Por que os escribas dizem que o Cristo é filho de Davi? O próprio Davi, movido pelo Espírito Santo, falou: ‘Disse o Senhor ao meu senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos debaixo dos teus pés’. Se o próprio Davi o chama de ‘senhor’, como então ele pode ser seu filho?». E a grande multidão o escutava com prazer.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje, Jesus recorda umas palavras proféticas que o Rei David tinha pronunciado mil anos antes. A cena é muito solene: Jesus Cristo aplica a si próprio o título de “Filho de David”. Os judeus sabiam que o Salvador seria um descendente de David. Mas em Jesus há muito mais: Ele é, acima de tudo, o Filho de Deus, o que está eternamente com o Pai.

- É verdade que S. José e a Virgem Maria descendiam de David. Mas Maria é “a Virgem” porque quem gerou Jesus no seu seio foi o Espírito Santo. E, porque vem do Pai, Jesus é o “verdadeiro David” que nos pode guiar para o céu. Assim são os caminhos de Deus!

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.