Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 28 de Janeiro: São Tomás D'Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja

Evangelho (Mt 23,8-12): O Senhor disse aos seus discípulos: «Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘Rabi’, pois um só é vosso Mestre». Naquele tempo, o Senhor disse aos seus discípulos: «Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘Rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sóis irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, celebramos a memória de santo Tomás de Aquino (1225-1274), membro da Ordem dos Predicadores, sacerdote e Doutor da Igreja. A vida e o ensinamento de São Tomás de Aquino poder-se-iam resumir num episódio transmitido pelos antigos biógrafos. Enquanto o Santo, como fazia habitualmente, estava em oração diante do Crucifixo, de manhã cedo na Capela de São Nicolau em Nápoles, Domingos de Caserta, o sacristão da igreja, ouviu um diálogo. Tomás perguntava, preocupado, se aquilo que tinha escrito sobre os mistérios da fé cristã era correto. E o Crucificado respondeu-lhe: «Tu falaste bem de mim, Tomás. Qual será a tua recompensa?». E a resposta que Tomás deu é aquela que também nós, amigos e discípulos de Jesus, sempre gostaríamos de lhe dizer: «Nada mais do que Tu, Senhor!».

—«Concedei-me, suplico-vos, uma vontade que vos procure, uma sabedoria que vos encontre, uma vida que vos agrade, uma perseverança que vos espere confiadamente e uma confiança que no final chegue a possuir-vos» (São Tomás de Aquino).