Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 2 de Maio: São Atanásio, Presbítero e Doutor da Igreja

Evangelho (Mt 10,22-25a): Disse Jesus a seus discípulos: «Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra». Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: « Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem. O discípulo não está acima do mestre, nem o servo acima do seu senhor. Para o discípulo, basta ser como o seu mestre, e para o servo, ser como o seu senhor».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, celebramos São Atanásio (Alexandria, Egito), um dos mais importantes Padres da Igreja. Sendo ainda muito jovem participou no Concílio de Niceia (325), o primeiro dos concílios ecuménicos. Daí surgiu o “Credo” que recitamos na Missa dos dias festivos. Naquele tempo tinha-se difundido a doutrina do presbítero alexandrino Ário, segundo a qual Cristo não era verdadeiro Deus, mas um ser intermédio entre Deus e o homem. O Concílio de Niceia declarou que o Filho é Deus de Deus; plenamente divino.

—Atanásio —bispo de Alexandria desde 328— teve de fugir cinco vezes da sua cidade; sofrendo pela fé passou quase dezassete anos no desterro.