Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 13 de Junho: Santo António, presbítero e doutor da Igreja

Evangelho (Lc 10,1-9): Naquele tempo, o Senhor designou ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Naquele tempo, o Senhor designou ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir. Disse-lhes: «Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe. Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos. Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho. Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘Paz a esta casa!’ Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós. Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa. Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: ‘O Reino de Deus está próximo’».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje é o dia de Santo Antônio, pertencente à primeira geração dos Frades Menores. Trata-se de um dos santos mais populares de toda a Igreja Católica. António contribuiu de modo significativo para o desenvolvimento da espiritualidade franciscana. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos Padres da Igreja. António foi também um dos primeiros mestres de teologia dos Frades Menores. O Venerável Papa Pio XII proclamou António Doutor da Igreja, atribuindo-lhe o título de "Doutor evangélico".

—António, na escola de Francisco, coloca sempre Cristo no centro da vida e do pensamento, da acção e da pregação.