Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 15 de Julho: São Boaventura, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 23,8-12): Jesus disse aos seus discípulos: «O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado». Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos o san Buenaventura. Ele nasceu perto de Viterbo (Itália) e sendo jovem ficou impressionado com o exemplo dos franciscanos. Quando ele entrou na ordem franciscana, foi designado para estudar na Universidade de Paris. Seu estudo e seu pensamento se concentraram em Jesus Cristo. Buenaventura foi um sacerdote de grande sabedoria. Quando, por fim, obteve o título de professor universitário, foi eleito superior geral dos frades menores franciscanos. Ele ainda não tinha 36 anos. O santo governou a ordem de São Francisco por 17 anos e, por essa razão, é chamado de segundo fundador.

-Em 1273, o Papa Gregório X quis consagrá-lo Bispo e nomeá-lo Cardeal. Pediu-lhe também que preparasse um importantíssimo evento eclesial: o II Concílio Ecuménico de Lião, que tinha como finalidade o restabelecimento da comunhão entre as Igrejas latina e grega.