Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 1 de Agosto: Santo Afonso Mª de Ligório, bispo e doutor da Igreja

Evangelho (Mt 5,13-19): Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra (...). Vós sois a luz do mundo (...). Brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus». Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus».

»Não julgueis que vim abolir a lei ou os profetas. Não vim para os abolir, mas sim para levá-los à perfeição. Pois em verdade vos digo: passará o céu e a terra, antes que desapareça um jota, um traço da lei. Aquele que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar assim aos homens, será declarado o menor no Reino dos céus. Mas aquele que os guardar e os ensinar será declarado grande no Reino dos céus».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje celebramos a festa de Santo Afonso Mª de Ligório (1696-1787). Ele era d’uma família distinta, inteligente e estudioso. Advogado aos 19 anos e um homem justo que não perde nenhum caso! Um dia ele descobriu que havia apoiado - sem saber - uma causa que não era justa e que o levou a reconsiderar radicalmente a vida. Em duas ocasiões ele ouviu uma voz que dizia: "Deixe o mundo e se renda para mim".

Em 1726 ele é ordenado sacerdote. Por 30 anos o apostolado missionário conduz Alfonso nas mais variadas direções, enquanto a escolha dos pobres e humildes se aprofunda. Em 1762 foi nomeado bispo e desenvolveu em sua tarefa pastoral uma atividade que parece incrível, no duplo aspecto do ministério direto e do apostolado da pena. "A prática do amor por Jesus Cristo" é o seu principal livro ascético.