Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

3 de Setembro: São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja

Baixar
Evangelho (Lc 22,24-30): «Contudo, entre vós, Eu Sou como aquele que serve». E surgiu também uma discussão entre eles, acerca de qual deles deveria ser considerado o mais importante. Mas Jesus lhes ponderou: “Os reis das nações são os senhores delas, e os que exercem autoridade sobre os povos são chamados de benfeitores. Entretanto, vós não sereis assim. Ao contrário, o maior entre vós seja como o mais jovem, e aquele que governa, como o que serve. Porquanto quem é o maior: o que está reclinado à mesa, ou o que serve? Porventura, não é o que está reclinado à mesa? Contudo, entre vós, Eu Sou como aquele que serve. Vós sois os que tendes permanecido ao meu lado durante as minhas tribulações. Assim como meu Pai me outorgou um Reino, Eu o designo a vós, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino; e vos assentareis em tronos para governar as doze tribos de Israel.

Ilustração: Pili Piñero

Hoje somos movidos pela generosidade e espírito de serviço deste grande papa que, sendo jovem, se tornou prefeito de Roma. Gregório se destacou pela ordem e disciplina. Ele deixou essa tarefa para levar a vida de um monge, dedicando-se à oração com Cristo e a ler a Bíblia. No entanto, seu amor por Deus despertou sua preocupação em cuidar das pessoas. Escolhido como bispo de Roma, são Gregório trabalhou pela defesa da cidade contra as violentas invasões dos longobardos. Ele buscou a paz e a evangelização dos invasores. Ele também fez o mesmo em nível europeu. Além disso, ele organizou a assistência social de muitas pessoas pobres e famintas, em meio a esse ambiente de invasões.

—Papa Gregório assinou com o título de “servo dos servos”. Desde então, os pontífices romanos usaram este título. Todos nós devemos imitar essa disposição de servir nossos irmãos!