Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

1 de Outubro: Santa Teresa do Menino Jesus, virgem, doutora da Igreja

Baixar
Evangelho (Mt 18,1-5): Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus». Naquela hora, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: «Quem é o maior no Reino dos Céus?». Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: «Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. E quem acolher em meu nome uma criança como esta, estará acolhendo a mim mesmo».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje festejamos à “campeã” da “insignificância” espiritual. A questão é que isto fez valer o título —nada frequente— de “Doutora da Igreja”. A santa doutora de hoje entrou no Carmelo sendo ainda muito jovem (tinha quinze anos) e entrou no “Carmelo eterno” quando tinha vinte e cinco anos. Tão pequena e tão grande! Que incoerência aos olhos humanos! Mas não é assim a perspectiva do Amor. Se quiser amar, se quiser servir, seja humilde, muito humilde, como o Menino Jesus no presépio, como Jesus cristo na Cruz.

—Teresa transitou pelo caminho da infância: «Sou uma alma minúscula que só pode oferecer futilidades a nosso Senhor».

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.