Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

9 de outubro: São John Henry Newman, presbítero e cardeal

Baixar
Evangelho (Mt 13,47-52): Naquele tempo, disse Jesus ao povo (...): «Todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas». Naquele tempo, disse Jesus ao povo: «Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo. Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam. Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos, e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. Entendestes tudo isso?» — «Sim», responderam eles. Então Ele acrescentou: «Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas».

Hoje celebramos são John Henry Newman, presbítero e cardeal da Igreja Católica. Nasceu em Londres. Depois de estudar na Universidade de Oxford, foi sacerdote anglicano. Uns anos mais tarde, tendo lido e muito, se converteu ao catolicismo, em 1845. Dois anos despois foi ordenado dentro da Igreja Católica e nomeado cardeal.

Newman se distinguiu por ser um grande estudioso e escritor sobre muitas questiones de filosofia e teologia de seu tempo. Foi um apaixonado pela verdade. Leu com muita atenção os escritos dos Padres e autores mais antigos do cristianismo.

—São John Henry também se dedicou muito à oração e, como bom pastor, Não economizou tempo no cuidado dos enfermos e desfavorecidos do lugar onde morava.