Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

29 de Junho: São Pedro e São Paulo, apóstolos

Baixar
Evangelho (Mt 16,13-19): «Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja». Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos discípulos: «Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?». Eles responderam: «Alguns dizem que és João Batista; outros, Elias; outros ainda, Jeremias ou algum dos profetas». «E vós», retomou Jesus, «quem dizeis que eu sou?». Simão Pedro respondeu: «Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo». Jesus então declarou: «Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, a Igreja celebra simultaneamente estes dois grandes apóstolos e mestres na fé. Pedro foi a "rocha" posta como fundamento da Igreja; Paulo, a voz dada ao Evangelho no seu caminho entre os gentios (os não judeus). Receberam de Deus um tratamento "especial". A Simão, Jesus mudou-lhe o nome, dando-lhe a missão de confirmar na fé os seus irmãos. Saulo de Tarso foi escolhido quando perseguia os cristãos: apareceu-lhe Jesus ressuscitado (uns 5 anos depois da Ascensão).

- Senhor, concede-me fortaleza para continuar a construção da Igreja edificada sobre Pedro e Paulo.

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.