Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 10 de Agosto: São Lourenço, diácono e mártir

Evangelho (Jo 12,24-26): Disse Jesus a seus discípulos: «Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará». Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Em verdade, em verdade, vos digo: se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto. Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem não faz conta de sua vida neste mundo, há de guardá-la para a vida eterna. Se alguém quer me servir, siga-me, e onde eu estiver, estará também aquele que me serve. Se alguém me serve, meu Pai o honrará».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, admiramos a serenidade com que S. Lourenço enfrentou o seu martírio no ano 257. Eram tempos de perseguição. O Papa S. Sisto foi martirizado. Lourenço era um dos diáconos que ajudavam o Papa. Ocupava-se da ajuda aos pobres de Roma. As autoridades concederam-lhe três dias para reunir as riquezas da Igreja e as entregar ao Imperador. Mas, surpresa!: S. Lourenço apresentou-se com uma longa fila de mendigos, pobres, enfermos, estropiados… a quem ele atendia. Aqui estão os tesouros da Igreja!

- 21 séculos depois, os tesouros de Cristo não mudaram… Nós é que devíamos mudar!