Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia
O Evangelho de hoje
para a família
Evangelho de hoje + desenho + catequese
Davi gerou Salomão, da mulher de Urias. Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Jotão; Jotão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia.
Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. No total, pois, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até o Cristo, quatorze.
Ora, a origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de passarem a conviver, ela encontrou-se grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu esposo, sendo justo e não querendo denunciá-la publicamente, pensou em despedi-la secretamente. Mas, no que lhe veio esse pensamento, apareceu-lhe em sonho um anjo do Senhor, que lhe disse: «José, Filho de Davi, não tenhas receio de receber Maria, tua esposa; o que nela foi gerado vem do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe porás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados». Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Eis que a virgem ficará grávida e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus-conosco».
.jpg?v=ff4934582bb738e7687a81d26583792b)
Hoje, celebramos o precioso nascimento de Maria de Nazaré: nasce cheia de Graça. Agora ainda não o sabe…, irá sabê-lo quando o Arcanjo Gabriel lho disser. A pequena Miriam cedo aprende a rezar: a alma escapa-se-lhe para Deus. Seus pais, Ana e Joaquim, ajudam-na. Maria cresce e, já desde muito jovem, deseja dar-se totalmente ao Senhor, de corpo e alma. Mas tem de se casar: não havia mulheres judias sem marido. José aceita recebê-la como esposa com o compromisso de permanecerem virgens. O seu casamento servirá para guardar discretamente esta virgindade…
- E Deus pôde “brilhar”! Jesus é directamente Filho do Pai, é homem porque nasce de Maria e é “Filho de David” porque vive com José. Se a nossa disponibilidade fosse assim…, que coisas não poderia Deus fazer?
Hoje pedimos sua ajuda para a manutenção de evangeli.net
Aceda à página de donativos aqui.
_______
Bento XVI
_______