Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 26 de Dezembro: São Estevão, promártir

Evangelho (Mt 10,17-22): Jesus disse aos Apóstolos: «Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas». Naquele tempo, Jesus disse aos Apóstolos: «Cuidado com as pessoas, pois vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Por minha causa, sereis levados diante de governadores e reis, de modo que dareis testemunho diante deles e diante dos pagãos. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em como ou o que falar. Naquele momento vos será dado o que falar, pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito do vosso Pai falará em vós. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje experimentamos sentimentos contrapostos: ontem celebrávamos o nascimento de Jesus e agora celebramos a morte de santo Estevão. Parece um contra sentido, mas não é! Esteban foi o primeiro cristão em imitar completamente a Jesus: entregou sua vida como Cristo, louvando ao Pai do céu e perdoando aos que o maltratavam. Na realidade, hoje celebramos o triunfo de santo Estevão (seu verdadeiro “nascimento”).

—Jesus nasceu para dar a vida por nós. Estevão foi o primeiro em segui-lo. Agora é a nossa vez de “morrer” um pouco cada dia servindo a Deus e aos demais.