Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 28 de Dezembro: Os Santos Inocentes, mártires

Evangelho (Mt 2,13-18): Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho. Depois que os magos se retiraram, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: «Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo». José levantou-se, de noite, com o menino e a mãe, e retirou-se para o Egito; e lá ficou até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: «Do Egito chamei o meu filho».

Quando Herodes percebeu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território vizinho, de dois anos para baixo, de acordo com o tempo indicado pelos magos. Assim se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias: «Ouviu-se um grito em Ramá, choro e grande lamento: é Raquel que chora seus filhos e não quer ser consolada, pois não existem mais».

Hoje, três dias depois do Natal, lembramos daquelas crianças que, sem saber, inocentemente, foram mártires inclusive antes de santo Esteban. Herodes ia buscar Jesus, mas acabou matando a todas as crianças da comarca menos a Jesus.

—Quando o homem persegue a Deus, o homem acaba perseguindo ao homem. Quem joga contra Deus não derrotará a Deus, mesmo que certamente fará sofrer a outros. Em todo caso, Deus recompensa aos “sofridos” por Sua causa.