Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Temas evangeli.net

Jesus nos Mistérios do Rosário

Mistérios Dolorosos
  1. A Cruz às costas, a caminho do Calvário

Aproximamo-nos do “ponto culminante” da vida de Jesus (e dos Mistérios do Rosário). Os Mistérios Dolorosos atingem a sua máxima intensidade quando entra em cena o grande tema: a Cruz… No 4º Mistério Doloroso já aparece a Cruz (na altura, sobre as costas do Senhor): começa a Via Sacra! Neste trajecto, a Virgem teve, provavelmente, ocasião de ver de perto o seu Filho e de lhe dirigir algumas palavras…

Na Cruz concentra-se a história da salvação. Mas, em todo o caso, a Cruz está essencialmente associada à Ressurreição: não há Ressurreição real se antes não houver morte (real) na Cruz; por sua vez, a morte na Cruz não teria nenhuma força salvadora se não fosse superada pela Ressurreição (para ampliar: «Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele»)

• 1ª PARTE: O juízo. A Cruz

• 2ª PARTE: Caminho do Calvário. Simão de Cireneu

O novo site evangeli.net já está disponível. Esperamos que a distribuição do conteúdo e as novidades facilitem a leitura e meditação do Evangelho e seus comentários.