Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 21 de Setembro: São Mateus, apóstolo e evangelista

Evangelho (Mt 9,9-13): Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: «Segue-me!». Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: «Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?». Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: «Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Misericórdia eu quero, não sacrifícios. De fato, não é a justos que vim chamar, mas a pecadores».

Ilustração: Pili Piñero

Hoje, celebramos a santidade de um antigo “cobrador de impostos”. Jesus acolhe no grupo dos seus amigos íntimos um homem que, de acordo com as ideias daqueles tempos em Israel, era considerado como um pecador público por cobrar impostos ao serviço do Império Romano. Mateus teve muito mérito: renunciou a uma posição “cómoda” e "segura” para se converter num verdadeiro servidor público como apóstolo de Deus.

- «Prefiro a misericórdia ao sacrifício». Jesus não exclui ninguém da sua amizade.