Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

Uma equipe de 200 sacerdotes te comentam o Evangelho do dia

Ver outros dias:

Dia Litúrgico: 18 de Outubro: São Lucas, evangelista

Evangelho (Lc 10,1-9): O Senhor escolheu outros setenta e dois e enviou-os, dois a dois, à sua frente, a toda cidade e lugar para onde ele mesmo devia ir. E dizia-lhes: «A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para sua colheita (…)».

São Lucas, evangelista

Rev. D. Antoni CAROL i Hostench
(Sant Cugat del Vallès, Barcelona, Espanha)

Hoje celebramos ao chamado "Evangelista da mansidão de Cristo". São Lucas nasceu na Antioquia (século I). De pais pagãos, provavelmente de ascendência grega, possuía uma grande cultura, era médico e bom conhecedor dos costumes judeus. Autor do terceiro Evangelho e dos "Fatos dos Apostoles".

Conheceu Jesus Cristo através de São Paulo, com quem viveu grande parte da sua vida apostólica. Durante os anos de encarceramento de São Paulo, Lucas permaneceu junto com ele ("O único que está comigo é Lucas", escreveu Paulo). É o evangelista que mais detalhes nos transmitiu da Infância de Jesus e da vida de Santa Maria e São José. Nos "Fatos dos Apóstolos" Lucas recopilou os fatos mais importantes das atividades dos Apóstolos e do nascimento da Igreja num marco geográfico e temporal bem determinado.

—São Lucas, guia-nos na nova evangelização que nos pede o Senhor.