Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Domingo II (A) da Quaresma

Baixar
Evangelho (Mt 17,1-9): Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol (...). Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: seu rosto brilhou como o sol e suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e lhe disse: «Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias».

Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: «Este é o meu filho amado, nele está meu pleno agrado: escutai-o!». Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: «Levantai-vos, não tenhais medo». Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: «Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha sido ressuscitado dos mortos».

Ilustração: Pau Morales

Hoje nós estamos preparando para a Semana Santa. Seguimos os passos do Senhor: agora assistimos a sua Transfiguração. Jesus Cristo, por uns instantes, reflete corporalmente sua beleza divina. Os apóstolos estão cheios de felicidade e Pedro disse: «Se quiser, farei aqui três lojas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias».

—Isto é como uma antecipação do céu, mas antes está a Cruz… Exatamente disso mesmo estavam falando Elias e Moisés com Jesus Cristo!