Nosso site usa cookies para melhorar a experiência do usuário e recomendamos aceitar seu uso para aproveitar ao máximo a navegação

O Evangelho de hoje
para a família

Evangelho de hoje + desenho + catequese

Segunda-feira (C) da 5ª semana da Quaresma

Baixar
Evangelho (Jo 8,12-20): Eles, então, perguntaram: «Onde está o teu Pai?» Jesus respondeu: «Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai». Jesus falou ainda: «Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminha nas trevas, mas terá a luz da vida». Os fariseus então disseram: «O teu testemunho não é verdadeiro, porque dás testemunho de ti mesmo». Jesus respondeu: «Embora eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é verdadeiro, porque eu sei de onde venho e para onde vou. Mas vós não sabeis de onde venho, nem para onde eu vou. Vós julgais segundo a carne; eu não julgo ninguém, e se eu julgo, o meu julgamento é verdadeiro, porque eu não estou só, mas o Pai que me enviou está comigo. Na vossa Lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Ora, eu dou testemunho de mim mesmo, e também o Pai, que me enviou, dá testemunho de mim».

Eles, então, perguntaram: «Onde está o teu Pai?» Jesus respondeu: «Vós não conheceis nem a mim, nem a meu Pai. Se me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai». Ele falou essas coisas enquanto ensinava no templo, junto à sala do tesouro. Ninguém o prendeu, porque sua hora ainda não tinha chegado.

Ilustração: Francesc Badia

Hoje sobe de tom a discursão sobre Jesus Cristo. Começou sua prédica em Galileia anunciando a chegada do Reino de Deus, predicou com uma autoridade excepcional, atendeu a todos, fez milagres… As pessoas normais reconheciam que Jesus vinha de parte de Deus. Agora, em Jerusalém, declara abertamente que Deus é seu Pai e, além disso, se identifica com o Pai.

—Jesus é Deus, e Deus é uma “família”: Pai, Filho e Espírito Santo. Essa maravilha é a que descobrimos escutando e aceitando Jesus Cristo.